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Porque incentivar a equipe


O capital mais importante de uma empresa é o seu capital humano. São as pessoas que fazem acontecer em qualquer segmento e em qualquer nível de hierarquia.

E fundamental que os colaboradores estejam engajados e funcionem como verdadeiras equipes de trabalho coesas e integradas.

As pessoas são movidas por um propósito e é preciso ser flexível quando se trata de seres humanos. A empresa ganha quando seus colaboradores encontram significado no que fazem e estão comprometidos, esse é um dos grandes desafios da organização.

E a base para isso é uma boa liderança atuando como interface entre os objetivos centrais do empreendimento. O resultado aparece quando o líder é capaz de ajustar interesses individuais dos membros da equipe com as expectativas da empresa e dos clientes. Para atingir tais expectativas e interesses é preciso desenvolver as equipes de trabalho e incentivá-las a fim de transformá-las em vencedoras.

Para o sucesso do negócio e evitar desperdícios e perdas de tempo e dinheiro é fundamental ter um time qualificado, motivado e bem treinado para apresentar um trabalho de excelência.

Não basta remunerar as pessoas pelo seu tempo de trabalho, tal remuneração ou salário é necessário, porém não é fator decisivo no sentido de impulsionar as pessoas na superação de suas metas. As pessoas intensificam seus esforços onde são recompensadas.

Programas de Incentivos além de serem poderosas e modernas ferramentas de gestão que visa melhorar a relação trabalho/capital, também são motivadores para que o trabalho seja realizado cada vez melhor, ultrapassando o desempenho atual. O grande desafio é aumentar a produtividade e alcançar a eficácia e a satisfação dos colaboradores e clientes.

Como os fatores motivadores são diferentes para cada pessoa, estes devem ser calcados nas reais necessidades individuais e do grupo. O ideal é buscar na própria equipe sugestões possíveis de serem implantadas, essa pesquisa pode ser feita através de questionários, conversas que os líderes dos setores podem ter com seu grupo, modelos a serem divulgados na intranet para serem votados, debates abertos coordenados visando melhorias de processos e relacionamentos, entre outros.

O foco dos programas de incentivo é reforçar atividades que gerem maior consciência e responsabilidade individual e coletiva, de acordo com a missão da empresa; promover o espírito de equipe e o trabalho em conjunto reforçando a interdependência e ainda incentivar ações que agreguem valor ao hotel, aos clientes e aos próprios colaboradores internos e fornecedores.

Ao elaborar um plano de incentivo, o ideal é usar uma linguagem clara e acessível a todos os envolvidos, ressaltando a objetividade e quanto mais simples puderem ser as medidas adotadas, mais atrativo o plano ficará, facilitando a adesão das pessoas.

A periodicidade do plano depende de cada ação ligada ao objetivo central, ou seja, o que a organização pretende alcançar. Periodicidade curta é fator positivo para o sucesso do programa, pois os premiados servem de exemplo para os demais envolvidos e continuam motivados a buscar novos feitos.

Mesmo em ações, cujo resultado será mais de longo prazo, a premiação poderá ser realizada a cada meta atingida, a fim de estimular ainda mais o objetivo final.

As premiações por metas atingidas e resultados esperados vão de recompensas simples que geram muita satisfação por quem recebeu, por exemplo, um dia de folga, cartões de compras com valor pré-estabelecido, ingressos para shows e cinema extensivo á família, viagens curtas, descontos em empresas que valorizam o bem estar, licenças remuneradas, entre outras, como recompensas mais elaboradas, por exemplo, premiações baseadas em pontuações, viagens mais significativas, equipamentos de informática e eletrodomésticos, treinamentos, etc.

Cada empresa pode abusar da criatividade usando seus recursos internos, que muitas vezes não requer investimento financeiro. Outra forma de premiação pode ser uma promoção ou uma mudança de posição no próprio departamento ou em outro, porém com maiores desafios. Ou ainda algo que o dinheiro não possa comprar, algo que dê ao premiado prestígio, como por exemplo, um almoço com o presidente da empresa.

Importante avaliar o grau de satisfação dos premiados, repetir o que vem dando certo e fazer as mudanças e substituições necessárias para não desestimular os participantes.

Uma vez implantado o programa de incentivo, é preciso ter em mente que todos os dias surgem oportunidades possíveis para se atingir das metas. Então, manter o foco, dedicação e comprometimento serão decisivos no alcance da premiação.

A liderança tem papel fundamental no estímulo da sua equipe.

Como forma de incentivo há um grande número de organizações migrando para o modelo de remuneração variável ou flexível, participação nos lucros ou resultados, o que querem dizer a mesma coisa. Neste modelo o tempo de casa, a fidelidade ou formação escolar, dentro de cada função, não são fatores determinantes na composição dos salários dos funcionários. Neste critério o que conta são os resultados, a produtividade, a criatividade, a iniciativa e o espírito empreendedor dos colaboradores.

Um dos principais modelos de remuneração variável, como nos diz Idalberto Chiavenato, é o plano de bonificação anual, que se trata de um valor monetário oferecido ao final de cada ano a determinados funcionários em função da sua contribuição ao desempenho da empresa. O desempenho pode ser medido através de certos critérios, como lucratividade alcançada, aumento da participação no mercado, melhoria da produtividade, etc.

A remuneração é importante, mas não é o principal motivador. Essa motivação é temporária e com o tempo o incentivo desaparece. As pessoas valorizam em demasia o seu ambiente de trabalho.

Alguns recursos decisivos que incentivam e beneficiam os envolvidos na organização, como delegar responsabilidades, criar um ambiente de confiança, compartilhar informações, comunicação clara e transparente, oportunidades de crescimento, investimento em capacitação, oportunidade de realização, agora o principal motivador é o reconhecimento do bom trabalho realizado e externar isso, elogiar e citar como exemplo faz toda a diferença.

O bom desempenho sempre deve ser reconhecido e premiado. O reforço positivo é direcionado para a melhoria constante. As pessoas incentivadas procuram desempenhar suas funções no sentido de obterem mais recompensas e benefícios.

É imprescindível treinar e preparar a equipe para o mercado. O funcionário melhor preparado tem condições de avaliar suas ações e contribuir de forma mais assertiva com os resultados esperados.

A criatividade e a produtividade estão diretamente ligadas à motivação.

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