top of page

Conheça a Carta de Valores do INVENT


Seja qual for o ramo do seu negócio, é de suma importância que todos os seus colaboradores saibam claramente quais são os valores, a missão e a sua visão sobre a empresa.

Esclarecer o que a empresa oferece e o que ela espera de cada um é essencial para que todos caminhem num mesmo passo rumo ao objetivo comum.

Por isso, hoje compartilharemos a carta que Adriano Amui entrega a todo funcionário que passa a fazer parte do nosso time. Inspire-se!

A Carta

Por Adriano Maluf Amui (13/11/2007)

A Esfera Gestão Empresarial & Investimentos e o INVENT - Conhecimento Estratégico são o meu sonho profissional e pessoal, e gostaria de compartilhá-los com as pessoas e profissionais que queiram e tenham competência para estar junto nesta construção.

Porque este começo egocêntrico e pessoal, para o que se propõe serem palavras sobre uma empresa? Por um motivo simples: as Empresas que me propus a construir não serão o reflexo de livros e mitos. Serão o espelho aprimorado da visão e perspectiva de vida pessoal e profissional deste que a inicia, conjuntamente à estória que está sendo criada junto a cada um dos colaboradores, parceiros, clientes e amigos.

Esta carta norteia nossas ações e comportamentos, orienta e propõe uma cultura única e define nossa forma de interação com clientes e entre nossos profissionais. Destina-se a ajudar na tomada de decisões corretas e alinhadas - em cada novo desafio ou momento de dúvida - e a construir relacionamentos efetivos baseados na ética profissional, de maneira a garantir, diariamente, resultados com excelência, pró-atividade e evolução contínua.

Nosso compromisso fundamental e máximo é com nosso cliente e seu resultado. Aqui, não medimos nossos esforços para atender às necessidades que sejam convergentes com nossa proposta de trabalho. Desta maneira, o resultado se torna uma conseqüência natural e nunca esquecemos de nosso papel de prestadores de serviços

“Representamos empresas construídas de pessoas e para pessoas. Acreditamos no ser humano e em sua capacidade de agir de forma íntegra na busca dos objetivos. E como tal, aprendemos e crescemos todo dia. E também erramos, entretanto, sempre buscando sermos excepcionais. Erramos somente uma vez. Ao final de cada dia fazemos uma breve reflexão e realizamos o balanço de nosso resultado diário”.

Nossas pessoas são diferenciadas, não importando qual tarefa está sendo desempenhada. Acreditamos que a perfeição e a excelência se atingem através de uma aguçada visão, um exímio planejamento e a acurácia nos detalhes. E, fundamentalmente, acreditamos que a excelência é um hábito, exercida diariamente a cada tarefa. E é parte deste conceito fazer aquele algo mais, ir além, superar as expectativas.

Nossas pessoas conhecem com grande grau de detalhes cada um de nossos negócios, e tem orgulho de fazer parte desta empresa.

Somos inquietos e novos negócios podem surgir do dia para a noite e, nestes casos, sempre informaremos a todos, entretanto: pergunte, intere-se...

Nossa incapacidade de aceitar o “NÃO” como resposta é uma importante característica que nos diferencia no mercado. Temos certeza de que com o uso da inteligência e da criatividade sempre poderemos encontrar a solução ao problema ou questão existente.

Nossas pessoas se relacionam com facilidade, clareza e de forma direta e objetiva. Nós cultivamos o “feedback” como algo essencial para o crescimento humano e profissional e, desta forma, sempre o praticamos de forma construtiva. Não cultivamos a hierarquia, assim, todos temos o direito e a obrigação de expor nossas idéias.

Nossas pessoas nunca se intimidam ao perguntar e falar. Somos excelentes ouvintes e também, por esta razão, aprendemos com nossos interlocutores. Aliás, sempre é tempo de aprender.

Criatividade & Inovação são palavras cujo significado é intrínseco à nossa empresa. “Nossos clientes nos procuram, pois acreditam que podemos oferecer soluções inteligentes, eficientes, criativas e inovadoras”. Para a Esfera e o INVENT®, este comportamento exige audácia, coragem e ousadia, e desta forma garantimos maior vigor ao nosso time bem como à saúde da empresa que está sempre em busca de novas soluções.

Nunca estaremos 100% contentes com o resultado de nosso trabalho pois acreditamos no lema : “Melhor do que ontem e pior do que amanhã”.

Somos reconhecidos pela impecabilidade de nosso trabalho, que abrange desde a apresentação e os mínimos detalhes até a qualidade da solução proposta e seus resultados. Sempre buscamos as melhores referências teóricas e propomos soluções práticas viáveis e que provoquem a maximização das expectativas e resultados de nossos clientes. E antes de tudo, reconhecemos nosso cliente como um legítimo parceiro.

Apreciamos receber “feedback” dos nossos projetos e nosso alvo é, necessariamente, obter uma avaliação excelente. Com isso, somos sempre a primeira opção para nossos clientes. Assim construímos nossa boa reputação porque o marketing boca a boca é a maneira como nos projetamos no mercado.

No âmbito comercial, sempre praticamos um preço “Justo e Premium”, proporcional à qualidade e eficiência de nossos serviços. O resultado gerado por nosso trabalho deve trazer a nossos clientes a clara sensação de “Value for Money”. Nossos orçamentos e propostas são sempre claros, específicos, objetivos e detalhados, de forma a facilitar a tomada de decisão. Quando solicitados a reduzir nossos honorários, oferecemos alternativas de trabalho que se enquadrem à necessidade do cliente. A mera redução de preço não faz parte de nosso propósito.

Como já foi dito, o “NÃO” é muito improvável em nossas relações. Entretanto em situações que envolvam: risco físico, humano, moral e ético, ou que envolvam questões que não estejam alinhadas ao nosso propósito, o não será dito de maneira clara, acompanhado das devidas explicações.

Levamos extremamente a sério a questão ética, portanto não aceitamos nenhum tipo de favor ou gentileza de nossos parceiros, fornecedores e clientes.

Tempo: esta palavra merece destaque em nossa empresa.

Trabalhamos dentro de um forte sentido de urgência. Tempo significa dinheiro. Tempo também significa família, amigos, lazer, educação, descanso. Portanto, nossos projetos são cumpridos exatamente dentro de cronogramas. Nossos prazos são curtos e costumamos trabalhar dentro de nosso horário padrão, entretanto eventualmente alongamos a nossa carga horária de forma a atender demandas pontuais, carga horária que é compensada tão logo quanto possível e combinado.

Com relação a nossos compromissos externos e internos: somos absolutamente pontuais, e para agir desta maneira chegamos ao local com 10 minutos de antecedência.

Nosso time não precisa ser cobrado, pois se antecipa às necessidades internas e de nossos clientes.

Somos uma empresa jovem e em constantes mutações, e, portanto, a cada momento, devemos rever e melhorar nossas políticas. Ninguém melhor do que um colaborador da Esfera e Invent para sugerir.

Bem, a você com quem compartilho este documento faço um convite: participe, crie, proponha e conquiste seu desenvolvimento (tanto profissional quanto pessoal). Você é fundamental para a realização desta história.

Bom trabalho!

Adriano Maluf Amui

5 visualizações
bottom of page